10º- O Alquimista
O Alquimista é um best-seller do escritor Paulo Coelho que narra a trajetória de um jovem chamado Santiago, que após ter o mesmo sonho repetidas vezes decide partir em uma viagem para da Espanha para o Egito. Após o inicio de sua jornada, ele percebe que está em uma busca sobre os esclarecimentos do homem, e os mistérios que acompanham a humanidade. Boa pedida
9º - Viagem ao Centro da Terra
Um clássico da literatura, Viagem ao Centro da Terra de 1864 (pasmem) do escritor e geólogo Julio Verne, narra a trajetória de Axel, um jovem alemão, e seu tio o Dr. Otto Lidenbrock, que juntos realizaram
uma grandiosa viagem às profundezas subterrâneas do planeta Terra. A
importância do livro é que em pleno século XIX, Verne já possuía uma visão
curiosa e futurista. Ótimo livro
8º - O Diário de Anne Frank
Escondida com sua família e outros judeus em Amsterdam durante a ocupação nazista nos Países Baixos, Anne Frank, com treze anos de idade, conta, em seu diário, a vida deste grupo de pessoas. Anne Frank registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seu diário está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.
7º - Capitães da Areia
Brasileiríssimo, do autor Jorge Amado, Capitães da Areia retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30.
Na época de lançamento dos livros, alguns exemplares foram queimados em praça publica em Salvador pelo governo, pois "incitavam o comunismo". A luta de classes era proibida, durante o governo de Getúlio. Capitães é um livro forte, com uma incitação politica e uma ótima leitura.
6º - Dom Casmurro
Um dos meus romances favoritos, escrito por Machado de Assis em 1899,narra a história de Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida". Bentinho escreve desde sua mocidade, seus dias no seminário, seus ciúmes por Capitu, e toda a sua vida até presente momento em que vive. Esse livro é um retrato moral da época, é instigante, inteligente e maravilhoso de ler.
5º- O Caçador de Pipas
Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. E é durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. Emocionante, é o tipo de livro que você lê em lágrimas.
4º - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
De 1950, escrito por C.S. Lewis, o livro são narra as aventuras dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá encontram, dentro de um guarda-roupa, uma passagem que liga nosso mundo ao mundo de Nárnia. Um clássico da literatura que se tornou filme há pouco tempo, é uma ótima pedida.
3º - O Pequeno Príncipe
É um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos. Para aqueles que pensam que é um livro para criança, se engana, o livro possui um grande teor poético e filosófico.Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma
visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente,
reencontrando sua criança.
2º - O Som e a Fúria
O som e a fúria narra a agonia de uma família da velha aristocracia sulista, os Compson, entre os dias 2 de julho de 1910 e 8 de abril de 1928. O interessante do livro é que pode-se afirmar que o principal personagem do livro é o tempo. É narrado em fluxo de consciência que tenta reproduzir a atividade mental do narrador (amo esse tipo de narração). É um ótimo livro, mas requer um pouco de preparação psicológica, leia quando estiver pronto.
1º - Orgulho e Preconceito
Escrito por Jane Austen, narra a história de Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida e iluminista. Além do além, o livro é uma critica sobre o comportamento feminino. Inteligentíssimo, merece o meu primeiro lugar sem tirar nem por!







