quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Consciência: Desigualdade

É a disparidade do rico e do pobre, do desenvolvido e do subdesenvolvido. É a diferença, a dissemelhança, a desconformidade, a divergência.
Somos cercados por ela todos os dias, mas fomos treinados para não enxerga-la, achamos normal e tocamos nossas vidas, e é claro, se estamos bem porque devemos nos incomodar com as aflições do outro?
Não vou falar do neoliberalismo e sua absoluta liberdade de mercado e nem vou defender o socialismo, vou me ater ao que eu vejo todos os dias: a briga de foice pelo poder e até que ponto os magnatas massacram os menos afortunados para se manter nele.
Os "grandes" tem o poder de acabar com fome no mundo. A produção atual da industria alimentícia é algo astronômico, e só vem crescendo nos últimos anos, mas se todos os seres humanos fossem alimentados devidamente, em pouco tempo os recursos de todos os países acabariam, e é como dizem "farinha pouca, meu pirão primeiro".
Enxergar uma Paz Mundial fica difícil com metade do planeta envolvido com energia nuclear com "fins pacíficos", é como se fosse uma briga leões esperando que o primeiro ataque para que os outros tenham motivos para atacar, e não me venha com TNP (Tratado de Não Proliferação), porque no momento em que  a situação apertar não é um acordo que vai segurar ninguém, e ver o mundo acabando em uma Terceira Guerra não é algo muito difícil de se imaginar,porque convenhamos, nós já vimos do que "eles" são capazes de fazer por petróleo.
É evidente que tudo isso contribui para desigualdade,mas também é claro que se você ajudar as pessoas que te circulam, aquele espaço vai melhorar e muito, mas encaremos os fatos, desigualdade deixou de ser um problema isolado e se tornou um vírus, mais forte e mais destrutivo.
Assistir a grande UE (União Européia) ruir em uma crise econômica provocada pelo Tio Sam (USA) foi uma das situações mais constrangedoras que a economia mundial já viu, afinal de contas, a situação se tornou uma bola de neve avassaladora em pouco tempo, e se isso aconteceu é mais uma prova de que estamos interligados, todos os países, poderosos e fracos, "vassalos e suseranos" presos um no outro: se um cair, todos caem.
A sociedade já passou da hora de ler sobre política e tentar entender, deixar de ser marionetes na mão do governo e deixar a coisa rolar sem nem se preocupar. Tá hora de de cobrar igualdade, resultados, se você está bem, queira o mesmo para o próximo, use sua voz. Esse não é um discurso bonitinho falando que o mundo precisa de mudança, é mais um "acorda Brasil!".


Depois que jogaram a merda no ventilador no julgamento do mensalão, o governo está mais arredio, os projetos sociais estão tendo uma "saidinha melhor" e essa é a hora de cobrar EDUCAÇÃO, a unica coisa que pode tirar esse país da lama, acabar com a violência e criar cidadãos de verdade, com oportunidade, com igualdade!
Pensa nisso, abre a mente, não se deixa levar pelos poderosos, se informe e cobre do governo o tipo de atitude que eles nunca foram capazes de ter, quem sabe ainda temos chance.