quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Eu acredito que a cadência e a harmonia certas ...

no momento certo podem despertar qualquer sentimento, inclusive o da felicidade nos momentos mais sombrios’’ , essa é uma frase de um adolescente de 16 anos que amava musica e dizia aos pais que a música era a melhor maneira de enfrentar o desespero que viria. A história desse garoto foi matéria na revista Época à dois anos atrás.
“Vinicius Gageiro Marques , mas conhecido como Yoñlu na web ,era um garoto superdotado, descrito como “extraordinariamente inteligente” e “extremamente sensível”. Filho único do casamento de um professor universitário que foi secretário de Cultura do Rio Grande do Sul com uma psicanalista, ele teve todo o estímulo para desenvolver inteligência e sensibilidade. Alfabetizou-se em francês quando a mãe fazia doutorado em Paris com a historiadora e psicanalista Elizabeth Roudinesco, biógrafa de Jacques Lacan. Mas o mundo doía em Yoñlu. Ele morreu por asfixia por volta das 15h30 de uma quarta-feira de inverno, 26 de julho de 2006. Vinícius foi estimulado ao suicídio e auxiliado por pessoas anônimas na internet. Ele é a primeira vítima conhecida no Brasil de um crime que tem arrancado a vida de jovens de diferentes cantos do mundo – uma atrocidade que poderia ser chamada de Suicídio.com.Encobertos pelo anonimato da rede, internautas de diferentes nacionalidades têm dito em várias línguas a pessoas muito frágeis, a maioria delas adolescentes: “Mate-se”. Ninguém tentou dissuadi-lo ou buscou ajuda. “
E aí vem a minha pergunta pessoal: por quê ? , por que ninguém tentou dissuadi-lo ?por quê ninguém teve a coragem de dizer que havia um caminho melhor à se seguir.. por quê ?
O ser humano vem sendo consumido por um egoísmo constante que acaba os levando a uma falta de amor quase inacreditável. Todos os dias nós cruzamos com pessoas que carregam problemas dentro de sí, que passam por dificuldades , e na maioria das vezes não tem com quem contar . O homem moderno tornou-se solitário e introspectivo , ele se fecha em uma “bolha“ que ele acha que o protege do mal do mundo , mas não é bem assim.
Essa “bolha” só faz com que a pessoa se sinta cada vez mais e mais solitária e ela acaba se esquecendo que existe vida la fora. Ela esquece do prazer de viver , se esquece de que esta vida aqui na terra é finita.
O que eu quero ressaltar aqui é que você é capaz de mudar uma situação como essa. Podemos pensar que isso nunca aconteceria com ninguém que nós conhecemos ,e eu não estou falando apenas em casos extremos como o suicídio , as vezes pessoas próximas a nós , estão passando por momentos difíceis e a única coisa que elas realmente necessitam é uma palavra de incentivo , um bom dia , um sorriso , um abraço ,um “ tudo vai passar “ , e isso pode mudar o final de uma história que poderia ser triste, e acaba tomando um rumo melhor.
Depois de ler a matéria da revista veja , o que me levou a escrever esse post foi o simples fato de querer mudar a história de alguém , mudar o caminho , o rumo , a direção de qualquer pessoa que esteja passando por qualquer dificuldade . Tudo vai passar , mesmo que você não veja uma solução , ela existe , e você só tem que ter fé , e esperar o tempo fazer o que ele sabe fazer melhor , apagar as marcas.
E pra você que estiver de braços cruzados para o mundo , descruze-os e arrega-se as mangas , você tem o pontecial certo pra ajudar as pessoas , é só querer.

Obs: a matéria completa da Época encontra-se no link abaixo

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81603-6014-508-1,00.html